(22) 2561-1332 ou (22) 9986-5067
terça-feira, 2 de março de 2010
Carnaval 2010 em Santa Maria Madalena
O Carnaval em Santa Maria Madalena terminou mas fez história mais uma vez. Estivemos observando os preparativos e o desenvolvimento das Escolas de Samba e blocos de embalo e constamos que, apesar de reclamações quanto a infra-estrutura da cidade para receber tantos turistas, as equipes de segurança, defesa civil, polícia militar e profissionais de saúde atuaram adequadamente e inibiram focos de violência com maestria.
Logo no início da tarde do dia 12, a rua já começou a ser invadida pelos foliões. Todos querendo aproveitar cada momento do carnaval madalenense. E em Santa Maria Madalena, teve espaço para toda família. No banco da praça, quem não seguiu a folia, parado também não ficou.
Mas ainda faltava muito tempo para terminar a folia. Tempo suficiente para agradar a todos os turistas que vieram de longe para ver as Escolas Azul e Branco e também a Escola Vermelho e Branco.
A GRESUMA (Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Madalena) havia preparado seis carros alegóricos, sete tripés pequenos e contou com aproximadamente 600 componentes onde o tema desenvolvido foi “Liberdade de criação e alegria”. A comissão de frente foi composta de pássaros. Dentre as alegorias, uma honrosa homenagem à algumas figuras ilustres como Dr. Ivo Lima Kelis, Dona Carolina Queiroz, Sebastião Poubel e Selma Nedice Alves de Almeida. Os outros carros alegóricos mostraram índios, o Rei Momo e a Rainha do Carnaval, as máscaras e um clube carnavalesco. Sarah Mansur, Miss Líbano, também foi destaque nesta escola.
A ESMII (Escola de Samba Mocidade Independente do Itaporanga) entrou com seis carros alegóricos e cerca de 500 componentes onde a temática foi “Criação do Mundo” onde uma deusa teve a permissão do céu para criar uma nova terra. A comissão de frente foi dividida e uma parte representou o início da vida no mar e a outra esteve representando o Sol, luz necessária à vida. Abre-alas trouxe o primeiro elemento da criação seguido pelos anjos - parte divina da criação, a vida, morada do ser humano, luxo atual e finalmente a deusa Gaia – mãe terra, energia da própria vida.
Uma das coisas interessantes do carnaval deste ano, foi a diversidade de cores e ritmos. Para começar a aquecer a folia, muito som e animação, tocadas pela banda Los Gringos. Outras bandas estiveram previstas e marcaram presença no carnaval madalenense: A Massa, Stratégya, Via Brasil e banda Premier.
Na sede do tradicional Bloco do Carvão, os foliões se caracterizavam ao som do rock nacional.
Na concentração do Bloco Elas Querem, música eletrônica para agitar no Clube Montanhês.
A Prefeitura Municipal calcula que passaram pela cidade, nos cinco dias de folia, cerca de 50 mil pessoas.